Sapiens Parque abrigará Parque Científico-Tecnológico da UFSC

Foto: Jair Quint/Agecom/DG/UFSC
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Sapiens Parque assinaram nesta quinta-feira (13) um termo de cooperação para a implantação do Parque Científico-Tecnológico da UFSC no maior pólo de inovação do Estado. O acordo mantém uma área de 250 mil metros quadrados de potencial construtivo para a UFSC e inclui um plano de ação que prevê a ocupação de 30% do espaço pela Universidade até 2021. "Poderemos nos aproximar das demandas e necessidades das empresas, ao mesmo tempo em que teremos a oportunidade de utilizar esse espaço para inovação”, afirmou a reitora Roselane Neckel.


O próximo passo será definir as regras pelas quais os empreendimentos poderão atuar no local. Segundo Jamil Assreuy Filho, pró-reitor de Pesquisa, a gestão científica dos laboratórios será exclusiva da UFSC e as instalações de novos ambientes de pesquisa serão feitas de forma coordenada. “O maior ganho desse acordo é que a UFSC terá o seu parque. Com isso, estamos prontos para ter a nossa incubadora tecnológica e a Agência de Inovação da Universidade. Abre-se uma oportunidade muito preciosa para os alunos de graduação e pós-graduação”, declarou o pró-reitor.

Para José Eduardo Fiates, diretor-executivo do Sapiens Parque, trata-se de um momento histórico para o empreendimento. “A tendência, agora, é ampliar o número de projetos de centros de pesquisa e institutos de tecnologia nesse conceito do Parque Científico e Tecnológico da UFSC dentro do Sapiens Parque”, explicou.

O evento também contou com a presença do prefeito Cesar Souza Junior, que reafirmou a importância da junção dessas duas grandes forças da cidade. “A presença da UFSC no Sapiens Parque fortalece ainda mais o objetivo de termos Florianópolis cada vez mais como uma cidade digital e focada na economia criativa”. O mesmo sentimento foi compartilhado por Saulo Vieira, diretor-presidente do Sapiens. “Quem ganha é a cidade, o estado de Santa Catarina e toda a comunidade acadêmica, porque o acordo materializado é uma janela imensa para a inovação, a tecnologia e o desenvolvimento sustentável”, comemorou.

Fonte: PalavraCom

Comentários

Postagens mais visitadas