As fortalezas de Florianópolis - de sistemas de defesa a atrações turísticas

A história do Brasil colonial está presente nas fortalezas de Florianópolis. Construídas para proteger o território das invasões espanholas no século XVIII, atualmente fazem parte do rico e belo Patrimônio Histórico Nacional.

A fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim, foi a primeira a ser construída. O Forte de São José da Ponta Grossa, localizado na Praia do Forte, entre Jurerê e Daniela, e o de Santo Antônio de Ratones começaram a ser construídos um ano depois e formaram, com o de Santa Cruz, o triângulo defensivo da Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, na Ilha de Araçatuba, na Baía Sul, foi a quarta a ser construída e completava o que Silva Paes, primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, julgava ser um sistema de defesa adequado para a Vila do Desterro.

Posteriormente, foram construídos os fortes de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, de Santa Bárbara da Vila, São João, Lagoa, São Francisco Xavier e São Luiz (estes quatro últimos já desaparecidos), além da Bateria de São Caetano da Ponta Grossa e do Forte Marechal Moura de Naufragados.

Por muitos anos, o conjunto permaneceu abandonado e em ruínas. Além das fortalezas da Baía Norte, os fortes de Santana e Santa Bárbara estão restaurados e abertos à visitação. Araçatuba, Naufragados e São Caetano permanecem em ruínas.

Atualmente, as fortalezas são gerenciadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e são os principais pontos de atração turístico-cultural da região, sendo visitadas anualmente por mais de 200 mil pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas