Exposição de obras de Joan Miró, em Florianópolis

Imagens: © Successión Miró, Miró, Joan AUTVIS, Brasil, 2015
A exposição “Joan Miró - A força da matéria" com mais de 100 obras, entre pinturas, esculturas, desenhos e gravuras, além de fotografias e vídeos do artista atuando, acontece de 12 de setembro a 14 de novembro, em Florianópolis. Equipes do  Instituto Tomie Ohtake, da Fundação Joan Miró e do Museu de Arte de Santa catarina (MASC) estão fazendo os últimos ajustes para a abertura da exposição, no dia 11 de setembro, somente para convidados e dia 12, para o público. O importante evento cultural acontece no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Mais de vinte técnicos de acervo e conservação e museólogos das três entidades trabalharam na montagem da exposição. Uma equipe de educadores artísticos foi contratada para acompanhar o público visitante espontâneo e as visitas agendadas. 

Com um investimento de mais de R$ 2 milhões da empesa Arteris, que patrocinou a vinda ao Brasil, a exposição já passou por São Paulo e chega agora em Florianópolis onde permanecerá até o dia 15 de novembro. Três momentos da carreira do artista são evidenciados nas três partes da exposição: a ruptura com a pintura tradicional, passando pela escultura e a apropriação de objetos até chegar ao seu traço mais original, com o gestual do próprio corpo visto na obra.

Como visitar

A exposição estará cercada por um forte esquema de segurança para proteger as obras. A entrada é gratuita mediante a apresentação de senhas que serão distribuídas diariamente num guichê instalado na entrada do CIC. Conforme os organizadores, a previsão é a distribuição de 350 senhas 30 minutos antes de cada turno, para visitação no mesmo dia. Não serão dadas senhas para visitas futuras tampouco fazer mais de uma visita no mesmo dia. Agendamentos serão feitos somente para visitas em grupo, com número limitado de pessoas, que acontecerão de terça a sexta-feira. O telefone é (48) 3664-2633. Os turnos de visitação acontecem das 10 às 12h; das 13 às 16h, das 17 às 19h (de terça à sábado) e das 17 às 18h (domingos e feriados).

Joan Miró

O espanhol Joan Miró, um dos grandes do surrealismo, nasceu em Barcelona no dia 20 de abril de 1893. Apesar da insistência da família, não completou seus estudos. Enquanto trabalhava como balconista numa farmácia sofreu uma crise nervosa vivendo,.a partir daí, na casa da família na aldeia de Mont-Roig del Camp. De volta à Barcelona, em 1912, ingressou na Academia de Artes, onde teve contato com as últimas tendências artísticas europeias. Em 1919 foi para Paris, conheceu Picasso e Tristan Tzaia, um dos iniciadores do Dadaísmo. Em 1924, sua pintura começa a sofrer a influência do movimento surrealista, surgido em Paris, apresentando cenas oníricas e paisagens imaginárias. É dessa época a tela “O Carnaval do Arlequim” (1924-25). Em 1928 pintou “O Interior Holandês”, uma das suas pinturas mais marcantes.
Na década de 1930, Miró tornou-se mundialmente famoso, expondo regularmente em galerias francesas e americanas. Ilustrou livros, fez cenários para balé, passou a interessar-se por colagem e murais e seu grafismo se reduziu a linhas, pontos e manchas coloridas. “O Ceifeiro” e “Cabeça de Mulher” são obras que sofreram forte influência da Guerra Civil espanhola (1936-1939). É do começo da Segunda Guerra Mundial, a obra “Constelação”. A partir de 1944, iniciou uma série de murais para o edifício da UNESCO, em Paris, e para a Universidade de Harvard. Em 1954, ganhou o prêmio de gravura da Bienal de Veneza. Em 1956, mudou-se para a ilha de Maiorca, onde instalou um estúdio, na cidade de Son Abrines. Em 1959, o mural que realizou para UNESCO ganhou o Prêmio Internacional da Fundação Guggenheim. Em 1975, abriu a Fundação Miró, em Barcelona.
Joan Miró faleceu em Palma de Maiorca, na Espanha, no dia 25 de dezembro de 1983.

Comentários

Postagens mais visitadas