Qualidade e estilo de vida: os benefícios de viver próximo ao mar

Se você já sonhou em morar próximo ao mar, certamente a imagem que vêm à mente é de um clima de tranquilidade, de alegria e de uma vida mais amena, equilibrada pelo céu e mar azuis, refletindo a paz de um ambiente acolhedor e pacífico.
De fato não há o que contestar destas características, mas tampouco o objetivo aqui seja o de criar um ambiente perfeito, mas a proximidade com as praias e a água salgada trazem ao estilo de vida uma certa harmonia com os afazeres do cotidiano.
As características mais marcantes da vida próxima às praias são usualmente personificadas em pessoas serenas (ou você já viu alguém estressado na beira do mar?). São atrativos tão apaziguadores que até as mais agitadas rotinas têm um momento de repouso ao observar toda uma imensidão de um profundo e reconfortante horizonte azul.
Passando da observação aos estudos científicos, pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, buscaram descobrir as relações entre a qualidade de vida e os moradores vizinhos do oceano. Trazemos aqui algumas destas descobertas, que farão você avaliar, a partir dos benefícios e da conveniência, aprimorar o bem-estar de sua família:
Primeiro: o som das ondas. O barulho do mar ativa a região do nosso cérebro associada às emoções e à reflexão, ampliando a sensação de bem-estar e a capacidade de autoconhecimento.
Segundo: o ar puro. Os organismos vivos presentes no ecossistema marítimo são intensos “fabricantes” de oxigênio, colaborando para o equilíbrio da qualidade do ar. Além disso, os bairros e a estrutura das regiões próximas do mar são quase integralmente residenciais, afastando os resíduos e a liberação de poluentes das indústrias.
Terceiro: a natureza. As praias estão inseridas em um ambiente natural, que vai além das areias e da água do mar. Elas normalmente são envoltas pela presença de árvores, morros e mata nativa, interagindo os momentos de lazer com uma vida mais próxima da natureza.

 E, por último: o estilo de vida. As praias possibilitam um espaço aberto e vasto para ser desfrutado. Atividades físicas ao ar livre, lazer com a família, caminhadas e paisagens encantadoras: as melhores alternativas de passeios bem pertinho de casa.

Comentários

Postagens mais visitadas