Dicas para decorar e deixar a sua sala um charme

Na decoração de uma sala de estar é importante frisar que são os pequenos detalhes fazem toda a diferença. O primeiro a se pontuar é a questão de equilibrar cores e contrastes, passado este detalhe você pode se divertir com artigos como: Tapetes, cortinas, lustres e objetos de decoração.

Tapete: Devem ter uma forma harmoniosa com o ambiente, móveis e a decoração. Evite utilizar tapetes com formas arredondadas, pois são difíceis de combinar. As cores do tapete devem completar a sintonia do ambiente, combinando com os detalhes das cortinas, sofá e etc. Dê preferência as cores neutras.

Cortinas: Assim como os tapetes, também devem harmonizar com o ambiente e decoração, podendo usar cores em tons semelhantes ao da mobília. Caso seus móveis possuam cores ou estampas  é indicado a utilização de cores neutras, se os móveis forem em tons mais clássicos, pode-se ousar na cortina, usando um tom vibrante que irá iluminar o ambiente. Essas peças podem ser combinadas com as almofadas, mantas de sofá e os tapetes.

Mantas e Almofadas

A manta de sofá é um acessório que dá cor e vida ao ambiente, além de proteger o móvel. Abaixo, pontuamos algumas dicas, para a utilização destes ítens. Ao escolher a mantas para sofá, evite as de tecido liso, pois elas escorregam no sofá. Cuidado também com as cores, pois elas devem ficar harmoniosas com as cores já presentes no ambiente.


Podem ser colocadas desde o encosto do sofá até as almofadas, de maneira bem alinhada, sem precisar completar o móvel, veja :




As mantas também podem ser colocadas de maneira displicente sobre os braços do sofá como mostra a imagem ao lado ou cobrindo transversalmente todo o sofá ou somente o centro do mesmo. Confira:

























A manta também pode ser colocada em apenas um canto do sofá;
Se o estofado que está na sua sala já tem estampa ou possui cores fortes, opte por mantas na mesma cor do móvel, porém em tons mais delicados, mantas lisas de outras cores também são uma opção nesse caso. Se o seu estofado possui cores neutras, como bege, cinza, branco e preto, as mantas podem ter grande variação de estampas (como xadrez e estampas de animais) e múltiplas cores – sofás em cores neutras combinam bem com mantas de cores quentes e fortes, como vermelho e laranja.

Em todo caso, evite o contraste excessivo e a presença de muitas cores em um só ambiente, procure usar o jogo de cores neutras e vibrantes a seu favor, embelezando a sua sala e tornando o ambiente charmoso e aconchegante.

Comentários

Postagens mais visitadas