Fatores a se considerar na hora de cobrar o aluguel



Você é proprietário e vai alugar um imóvel? Um dos pontos mais importantes é definir o preço do aluguel. Entenda sobre esse assunto á seguir:

Uma casa ou apartamento, é considerado um dos investimentos mais seguros. Afinal, não desvaloriza, perde valor e ainda é um bem ativo - pode gerar retorno, especialmente se decidir locar. Porém, para os marinheiros, ops, iniciantes, é comum existir uma dúvida muito comum: como definir o preço do aluguel?

Existem diversos fatores que precisam ser levados em conta, especialmente mercado e precificação da região. Entretanto, alguns diferenciais vão valorizar seu bem e possibilitar que essa precificação seja ainda mais design. Confira a seguir:

Como colocar o preço do aluguel de imóvel

Precificar é uma tarefa difícil. Como equilibrar um valor rentável para o proprietário, com um que seja atrativo para inquilinos, é um desafio e gera muitas dúvidas. Para ajudar nessa missão e encontrar um valor justo, separamos algumas dicas práticas de o que você deve levar em conta na hora de avaliar e definir o preço do aluguel:

Preço e média dos disponíveis no mercado

Cada região tem suas especificidades, valorização e mercado próprio. Entender esse cenário e como estão os preços dos imóveis na região que fica o seu é o ponto inicial para começar a precificar o seu.

Além de entender a média, veja também os tipos de imóveis. Procure aqueles que tem a mesma metragem, seja do mesmo tipo (casa, apartamento) e possuam diferenciais similares ao do seu, assim, você consegue ser mais assertivo nesse estudo.

Seu imóvel será alugado planejado e mobiliado?

Um dos pontos que mais valorizam o aluguel, é se ele tiver móveis planejados. Isso por si só já é um diferencial e ajuda o inquilino a salvar uma boa quantia, uma vez que não vai ter que comprar esses itens para morar.

E se a sua casa ou apartamento já for entregue mobiliado ou semi-mobiliado, isso vai ajudar a valorizar ainda mais o preço. Afinal, o perfil de locatário que busca esse tipo de residência, já está preparado para pagar mais por essa comodidade.

Localização e pontos de referência

A localização é um dos itens que precisam ser levadas em consideração na precificação. Esteja perto de pontos referenciais importantes, é algo que atrai inquilinos facilmente.

Escolas, faculdades, shoppings e hospitais, por exemplo, tendem a valorizar os al comprada da região. Mas, cuidado com a distância: para ser atrativo, é interessante que esteja em um raio de até 5km do endereço, ok?

Infraestrutura e tempo de uso do imóvel

Quais são os diferenciais do seu imóvel? Se ele for um apartamento, o que o condomínio oferece? Tem área de lazer, piscina, facilidades - como a mais nova tendência dos mercadinhos dentro dos condomínios?

E se para casa, quais são os itens de infraestrutura básica? Espaço de quintal, área livre, itens de segurança e particularidades que podem ser chamativas para novos inquilinos?

Especialmente depois da pandemia, onde todos viram suas casas se transformarem nos escritórios, espaço é um item indispensável para a maioria das famílias. Leve isso em conta para colocar o preço do aluguel. Além disso, quanto mais novo seu imóvel é, mais valorizado para locar ele fica, então se atente a isso.

Em quanto tempo você deseja alugar:

Se o tempo que o imóvel ficar desocupado não é uma preocupação para você, então o valor do aluguel pode ser colocado de acordo com o que foi definido como um preço justo.

Porém, se a situação é o contrário, é interessante reavaliar o valor e exata-lo em patamar mais acessível, menos facilmente os locatários e ocupando o local.

Estude bastante o mercado e precifique de forma benéfica para ambos

Entender como está o cenário do aluguel, é fundamental para que o valor que esteja definido dentro dos padrões. Caso contrário, é possível que o imóvel fique muito tempo vazio e isso gere prejuízo para você.

E se ainda existe uma insegurança sobre o tema, não se preocupe. Contar com uma imobiliária parceira, vai te ajudar nesse aspecto e te livrar de muita burocracia e preocupações.

 

Comentários

Postagens mais visitadas