Vale a pena comprar um imóvel na planta?



Comprar imóvel na planta é um processo seguro e até mais descomplicado do que adquirir um imóvel pronto, ao contrário do que muitos acreditam. Afinal, esta é uma prática antiga no mercado imobiliário, que cada vez mais oferece vantagens e benefícios aos compradores.

Porém, quem está em busca de um novo apartamento, seja como investimento ou para moradia, acaba tendo dúvidas se a aquisição antes ou no decorrer da obra vale a pena.

Mas apesar de parecer uma decisão difícil – afinal, adquirir um imóvel na planta significa comprar uma promessa –, fazer essa escolha pode ter vantagens que compensam a decisão.

O importante nesses casos é analisar se essa modalidade é adequada ao seu perfil e às suas necessidades, avaliando todos os prós e contra do negócio.

Para ajudá-lo a saber se vale mesmo a pena comprar um imóvel ainda na planta, preparamos esse artigo mostrando o que é benefício e o que pode ser um ponto negativo ao optar por essa modalidade. Confira!

Por que vale a pena comprar imóvel na planta?

Existem diversos fatores que demonstram que comprar imóvel na planta é algo que vale a pena. Um deles é sobre a burocracia com documentação, por exemplo. Por não haver donos anteriores, não há necessidade de arcar com certidões e registros, e isso torna o processo de compra mais rápido e econômico.

Mas esse é apenas um benefício, entre tantos outros, como veremos a seguir:

Valor reduzido e condições de pagamento facilitadas

Já é sabido que imóveis na planta costumam ter um valor de mercado reduzido. Sem contar que as condições de pagamento costumam ser mais facilitadas.

Algumas incorporadoras oferecem a possibilidade de pagamento direto ou parcelamento da entrada até a entrega das chaves. E somente a partir daí é que o comprador passa a pagar o financiamento bancário, caso ele seja necessário.

Possibilidade de planejamento

É verdade que adquirir um imóvel que ainda não saiu do papel requer um pouco de paciência por parte do comprador. Porém, para famílias que necessitam de um tempo maior para planejar uma mudança, essa é uma alternativa bastante viável.

Casais que estão pensando em começar uma vida a dois também saem ganhando ao comprar imóvel na planta, pois permite um tempo para o planejamento de outras etapas, ao mesmo tempo que garante a tranquilidade de ter um lar dentro de alguns anos de forma organizada.

Personalização

Ao adquirir um imóvel na planta, você tem a certeza de estar investindo em algo totalmente novo, com garantias e livre de manutenções. Além, é claro, da possibilidade de personalizar os ambientes conforme os gostos e necessidades dos moradores.

Em alguns casos, é possível ainda optar por um imóvel decorado, seguindo um padrão da construtora como base, o que facilita a escolha do mobiliário, por exemplo.

Valorização

Quando compra um imóvel na planta, automaticamente você adquire um bem que, após concluído, terá seu valor comercial elevado. Em alguns casos, é possível alcançar uma valorização de 50% a mais do valor de compra.

Para quem deseja investir no ramo imobiliário, essa é uma das maiores vantagens de optar pela aquisição antecipada.

O que não é vantagem nesse tipo de aquisição?

Geralmente, o principal ponto negativo de comprar imóvel na planta é o tempo de espera até sua ocupação. Portanto, para quem precisa de um imóvel a curto prazo, essa não é uma opção válida. 

Outro ponto a considerar é sobre possíveis atrasos. Isso pode ocorrer por diversos motivos, já que uma obra de grande porte exige recursos variados, desde mão de obra, materiais, condições climáticas... Ou seja, nem sempre quando a entrega de um imóvel atrasa é por má administração da empresa responsável.

Por isso, é preciso estar ciente dessa possibilidade, que pode, sim, prejudicar seus planos. E também existem as variações tributárias, que podem influenciar no valor do imóvel a longo prazo, sendo prejudicial quando a compra é voltada ao investimento.

Os riscos de atraso ou mesmo de não ocorrer conclusão da obra existem, é verdade. Do mesmo modo que a valorização pode ser menor que o esperado.

Contudo, é possível amenizar esses riscos, ou até mesmo eliminá-los, pesquisando e estudando o mercado, para que não haja dúvidas. 

Dicas para evitar problemas ao comprar um imóvel na planta

Ainda que seja seguro e vantajoso, adquirir um imóvel na planta requer atenção com os detalhes, para evitar dores de cabeça futuras. Aqui, vale a máxima: "o seguro morreu de velho". Brincadeiras à parte, nunca é demais reforçar os cuidados e isso se aplica a qualquer tipo de negociação.

Nesse sentido, é importante destacar que escolher uma empresa de referência (construtora ou incorporadora) que garanta a pontualidade na entrega do imóvel e assessore o comprador na fase de documentação é fundamental.

Além disso, extraia do seu corretor toda a informação necessária, sanando dúvidas e observando detalhes da maquete e dos projetos. Isso trará maior confiança para a decisão de compra.

Outro ponto relevante: pesquisar sobre o local da construção. E, de preferência, realizar visitas durante a obra. Também é recomendável ler cuidadosamente os dados contratuais e a documentação sobre o imóvel – alvarás, registros públicos, entre outros.

Sobretudo, a escolha de comprar imóvel na planta deve estar alinhada com os objetivos de toda a família, considerando que é necessário uma boa organização financeira. Assim, as chances de valer a pena esse tipo de aquisição serão muito maiores.

Se você está procurando qualidade e segurança de investimento em um imóvel, aproveite e conheça os nossos empreedimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas