Economia na manutenção: as vantagens de imóveis novos


Na hora de adquirir um imóvel, é importante considerar as vantagens que os imóveis novos apresentam. Entre elas está a economia na manutenção. No entanto, a escolha de um imóvel envolve diversos fatores e é importante entender cada um deles.

Somente a partir do entendimento dos benefícios que esse tipo de empreendimento oferece, a decisão de compra se torna mais fácil, e os riscos muito menores.

Por isso, preparamos uma lista com tudo que um novo imóvel oferece, seja para quem está à procura de um novo lar ou para quem deseja apenas investir no mercado imobiliário. Acompanhe!

Principais vantagens do imóvel novo

Escolher um imóvel é uma tarefa que exige muita paciência e pesquisa, pois trata-se de uma decisão a longo prazo, com investimento de recursos significativos. Portanto, é preciso estar seguro sobre o tipo de empreendimento ideal para atender as necessidades de toda a família.

Para facilitar sua decisão, elencamos a seguir os itens que mais demonstram porque a aquisição de um imóvel novo, seja pronto ou na planta, é traz mais benefícios e vantagens. Confira: 

Maior facilidade de compra

Para começar a falar das vantagens na compra de imóveis novos, vamos citar como exemplo a facilidade na aquisição. Seja por conta do valor, especialmente quando comprado na planta, ou pela oferta de linhas de crédito que tornam os empreendimentos recém construídos em ou construção bem mais acessíveis.

E ainda a burocracia que envolve a compra de um imóvel novo também é menor. Isso porque toda a documentação costuma ficar por conta da própria construtora ou incorporadora, com a assessoria completa do corretor.

Liberdade para a customização

Ao adquirir um imóvel novo, toda a decoração e mobília pode ficar à cargo do comprador. Ainda  que existam apartamentos mobiliados, equipados e decorados, eles não são uma regra, e os proprietários podem ficar livres para escolher cada item conforme seu gosto e necessidade.

Num imóvel usado, por exemplo, isso nem sempre é possível. Não sem antes uma boa reforma e a substituição de vários materiais. Por exemplo, ao comprar um apartamento de alto padrão que teve outros moradores, é bem comum que esses imóveis possuam móveis embutidos, e eles nem sempre agradam aos compradores.

Portanto, escolher um imóvel novo permite que tudo seja customizado, de acordo com a personalidade dos futuros moradores, proporcionando um ambiente mais aconchegante e exclusivo.

Ausência de manutenção

Podemos dizer que a ausência da necessidade de realizar manutenção por um longo período e a economia que isso proporciona são, talvez, as principais vantagens dos imóveis novos.

Isso porque, com o passar do tempo e o uso contínuo, um imóvel acaba mesmo sofrendo desgastes. Em muitos casos, há o agravante de não ter sido bem cuidado pelo antigo proprietário, e aí o problema tende a ser maior.

Por outro lado, uma construção recém acabada exclui qualquer tipo de manutenção inicial. Pinturas, instalações hidráulicas e elétricas, pisos e até móveis levarão um bom tempo até apresentar sinais de desgaste que exijam reparos ou substituições. 

Desse modo, se evita as dores de cabeça de uma obra enquanto o imóvel já está ocupado, e que gera incômodo aos ocupantes. E também reforça a economia gerada, que pode ser aplicada em outros itens mais importantes para o novo imóvel.

Segurança estrutural

Com o passar dos anos, as normas técnicas de construção vão sendo atualizadas. Isso significa que, ao adquirir um imóvel novo, a garantia de segurança estrutural é maior, quando comparado aos imóveis mais antigos.

Ou seja, escolher um empreendimento recém finalizado ou em fase de construção é sinal de que os padrões estão atualizados, diminuindo os riscos e possíveis problemas relacionados à estrutura do imóvel, e também garante o cumprimento da legislação vigente.

Materiais modernos e atualizados

Além de questões técnicas e legislatórias atualizadas, imóveis novos também contam com a presença de materiais mais modernos, tecnológicos e de qualidade superior. Especialmente no caso dos empreendimentos de alto padrão, que costumam oferecer recursos de automação residencial e outros elementos de nível superior.

Por isso, comprar imóveis novos, além de seguir as tendências do mercado, é uma forma de acompanhar a evolução do processo construtivo, do alicerce ao acabamento. Esses fatores também contribuem para reforçar vantagens citadas anteriormente, como segurança e economia com manutenção, por exemplo.

Uso eficiente de energia

Seguindo a mesma linha dos tópicos acima, que tratam de modernidade e tendências, construções novas trazem consigo um padrão de eficiência energética, baseado em questões ambientais e de economia.

Desse modo, os projetos costumam apresentar soluções como uso de iluminação natural, fiação elétrica padronizada, lâmpadas de LED, além de outros recursos que possibilitem um consumo mais racional de energia.

Garantia 

Assim como acontece com a compra de qualquer produto novo, um imóvel também possui garantias previstas no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil.

Uma delas está relacionada a pequenos reparos e manutenção em torneiras, portas e janelas, válvulas sanitárias e outros defeitos menores que permitem conserto imediato. Geralmente essa é uma garantia com validade de 90 dias.

Mas existe ainda uma garantia um pouco maior, que costuma durar por um ano a partir da entrega das chaves. Esta cobre outros tipos de defeito, geralmente mais ocultos, como vazamentos, problemas no encanamento em geral, ou outros que não tenham sido causados pela uso inadequado.

No caso de problemas estruturais, como rachaduras em paredes, problemas nos elevadores, alagamento de subsolo entre outros, a construtora oferece garantia de cinco anos.

Portanto, além de estarem menos propensos a problemas de manutenção, imóveis novos estão garantidos e assegurados contra quaisquer intercorrências que venham a surgir nos primeiros tempos de uso.

Agora que você já sabe as vantagens dos imóveis novos, aproveite e conheça mais sobre o Residencial Costa do Sol, na Praia Brava, em Florianópolis.


Comentários

Postagens mais visitadas