Tainha: um símbolo de prosperidade e cultura de Floripa

A temporada de pesca da tainha deslanchou e a tradicional movimentação nas praias e no comércio é percebida em pontos distintos da ilha. Justamente nesta época percebemos a sua importância para o setor e a riqueza gastronômica que se enraíza como fenômeno cultural na região.
A espera pela safra é motivo de estreita expectativa, e sua efetivação um evento que toma a toda cidade: desde as proximidades das regiões de pesca, às famílias, restaurantes tradicionais e eventos temáticos que lhe são dedicados.

E do seu valor culinário surge a ligação manezinha ao prato, observando em sua sazonalidade a exploração dos seus populares preparos: assada, recheada, escalada ou em postas, sem se esquecer, claro, das riquíssimas ovas, as iguarias que a acompanham. 
Por isso, ela motivo de celebração! No período mais frio, as temperaturas mais baixas trazem consigo o sabor do aclamado pescado, exposto em peixarias e no cardápio dos restaurantes da cidade com verdadeiro orgulho: temos tainha fresca! Daí por diante, não há quem resista a um prato consagrado e característico, recordando com exaltação a história que o acompanha.
Não há forma melhor de sentir o gosto de viver em Florianópolis que celebrar seus costumes, histórias... e gastronomia. Afinal, tem algo que traduz melhor as preferências de um povo que seus pratos característicos?



Comentários

Postagens mais visitadas