Florianópolis: história, belezas e tradição Açoriana

As ruas e construções de Florianópolis ainda guardam muitos traços da sua colonização açoriana… em destaque, se observa a arquitetura dos bairros mais antigos da cidade, como Santo Antônio de Lisboa, a Lagoa da Conceição e o Ribeirão da Ilha.

Presentes na religiosidade e no patrimônio histórico de suas comunidades, as simpáticas igrejas de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Lapa e a Catedral Nossa Senhora do Desterro atravessam centenárias e resguardadas as histórias dos habitantes da cidade, que por elas passaram grandes momentos e festividades.

A inserção da rica cultura vem da Ilha dos Açores, do arquipélago pertencente à Coroa portuguesa vieram as primeiras famílias a se instalarem em nossa região, cujos costumes se propagaram e são percebidos em sinais do estilo de vida do litoral catarinense.

Cultivadas pela pesca e a proximidade de comunidade ribeirinhas, já acostumadas do então estilo de vida também em ilhas, as então pequenas vilas se desenvolveram com a preservação de suas características: uma rua principal que tem por destino a beira do mar, uma igreja regional e a fundação de uma praça, de onde se espalham pequenas ruas paralelas.

Mas o encanto principal fica pela simplicidade e simpatia de suas moradias: casinhas geminadas, reproduzindo o padrão de suas fachadas retilíneas, as portas e janelas de madeira onde a vizinhança se aproxima para cultivar a amizade e ternura transmitidas por gerações.

Por isso, um passeio pelas vilas costeiras da cidade é um convite à descoberta e ao encantamento com suas acolhedoras atrações, uma grandeza culinárias e o reconhecimento de suas adoráveis tradições, costumes e estilo de vida.

Comentários

Postagens mais visitadas